5 dicas que (quase) ninguém te conta sobre como se preparar para o aleitamento materno

Você está grávida e a orientação que recebe para se preparar para o aleitamento materno é esfregar os mamilos com bucha e aguentar firme a dor. Isso lhe causa até um arrepio na espinha, afinal de contas as suas mamas estão super sensíveis na gestação. Você tira força dentro de si e segue essas orientações. Então eu lhe trago boas notícias: você não precisa mais agir assim, pode parar agora!

É isso mesmo, você não precisa seguir essas orientações, pois estará apenas machucando o seu seio durante a gestação e associando o aleitamento com algo exclusivamente doloroso e penoso.

Houve um tempo em que essas orientações pareciam fazer mais sentido para aumentar a resistência dos mamilos para não os machucar com facilidade quando o bebê começasse a mamar. Felizmente, hoje em dia, sabe-se que não possui eficácia essa ação, pois nenhuma dessas sensações com a bucha irá imitar a sucção do bebê na mama. Resultado: você pode “esfolar” o mamilo durante dias com a bucha e quando o bebê nascer e começar a mamar, também machucar o seu mamilo porque a pega está incorreta.

E se você está se perguntando o que é “pega incorreta”, sugiro que fique atenta a essas 5 dicas realmente valiosas para se preparar para o aleitamento materno.

aleitamento materno

Banho de sol nas mamas antes do aleitamento materno

Tomar banho de sol nas mamas por no máximo 15 minutos diários. As pesquisas mais recentes sugerem que o banho de sol aumenta a resistência mamilar, apesar de não ser conclusivo, é uma alternativa não dolorosa e que apresenta melhores resultados.

Informação e estudo

sobre aleitamento materno

Informe-se através de fontes confiáveis, estude mesmo sobre aleitamento. Somente a informação lhe dará o benefício de tomar a melhor decisão para você e seu filho ou filha. Assim como gastamos grande parte da nossa energia nos preparando para outros desafios da vida, com o aleitamento deve ser igual. Estude sobre pega correta do bebê, colostro, apojadura, ingurgitamento, massagem de ordenha para não ficar com a mama empedrada, saltos de desenvolvimento do bebê, etc.

Inscreva-se e tenha acesso a descontos exclusivos

* indicates required



 

 

Rede de apoio

Fortaleça sua rede de apoio, diga sobre o seu desejo de amamentar, demonstre o quanto é importante para você receber apoio nas decisões que tomar. Além da família, busque apoio de amigas, grupos de apoio de mulheres na internet. Envolva a sua rede na busca por informação, compartilhe conhecimentos com eles para que possam entendê-la. Saiba quem poderá lhe apoiar com a limpeza da casa, fazer comida, lavar roupa, lhe trazer água enquanto amamenta, cuidar do filho mais velho e demais afazeres durante o seu período de pós-parto, para que possa estar focada em conectar-se com o seu filho que acabou de chegar.

Apoio profissional para o aleitamento materno

Busque por profissionais que poderão lhe ajudar com o aleitamento materno, que seguem as mesmas linhas de conduta que você acredita. Destaco especialmente as Consultoras em Aleitamento Materno, os Bancos de Leite, Enfermeiras preparadas e Pediatras. Recomenda-se pela Sociedade Brasileira de Pediatria que a escolha do pediatra aconteça no último trimestre de gestação, aproveite esse momento para encontrar o profissional que incentive a prática do aleitamento materno.

Acreditar

Acredite em si mesma, na potência do seu corpo. Muitas mulheres têm medo que não tenham leite o suficiente, que não serão capazes de saciar as necessidades do bebê. Se esse é o seu caso, lhe convido a seguir as demais dicas, pois com estudo, rede de apoio fortalecida e apoio de bons profissionais, quando você duvidar, eles estarão lá para lembrá-la que é capaz e que o mantra da maternidade é: “isso também vai passar”.

Nessa altura você já percebeu que o preparo para o aleitamento vai muito além do preparo do seio em si. Se chegou até aqui, saiba que já está um passo à frente na busca por informação e essa atitude de sair da zona de conforto só lhe trará benefícios.

aleitamento materno

Luísa Milani

Psicóloga, Consultora em Aleitamento Materno, Doula e Facilitadora de Shantala

@luisamilani.psicologa | [email protected]

Sobre autora

Luísa Milani é psicóloga formada pela USF com pós-graduação na UNICAMP. Devido ao seu interesse em trabalhar com famílias e vivenciar momentos tão importantes, como o do nascimento e aleitamento materno, formou-se como Doula e Consultora em Aleitamento Materno em 2018. De uma maneira muito especial, a sua paixão por bebês a conduziu para ser facilitadora de Shantala para pais (técnica de massagem especial para bebês). Luísa está sempre em busca de viver a sua criança interior que é curiosa, ativa, corajosa e questionadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *