Quanto tempo devo trocar talheres, escova e mamadeira

Saiba o período correto para a troca dos utensílios do seu bebê

Itens como talheres, bicos e mamadeiras são muito comuns no dia a dia da maioria dos pais. A higienização desses itens deve ser realizada com a frequência ideal, variando entre cada um deles e exigindo cuidados diferentes nesse processo.

Além disso, os materiais usados para limpar esse utensílios, como escovas próprias para a limpeza de mamadeiras, também requerem cuidado e higienização adequados.

Além da higienização, alguns dos itens para bebês exigem que eles sejam trocados ao longo do tempo, de maneira a evitar contaminação do objeto e, consequentemente, do bebê.

Por isso, é sempre importante se atentar aos prazos estabelecidos de trocas para evitar contratempos. Mas afinal, como saber o tempo correto para troca de cada um desses itens?

Em quanto tempo é preciso trocar os itens de alimentação do bebê?

O tempo de troca varia de utensílio para utensílio. Isso porque alguns deles não acumulam tanta sujeira e também microrganismos quanto os outros. Por isso, é preciso saber como funciona o período de troca de cada um.

De quanto em quanto tempo trocar a mamadeira?

As mamadeiras, quando de boa qualidade, tem uma grande durabilidade, podendo durar anos. O principal ponto que deve ser analisado para troca desse item é se ele apresenta algum desgaste, rachadura ou outro tipo de dano. 

Isso porque, essas avarias podem facilitar a contaminação do recipiente, com a entrada ou acúmulo de microrganismos que podem fazer mal ao bebê. 

Além disso, é possível que alguns dos componentes do recipiente, como o plástico, contaminem os alimentos colocados nesse recipiente. Isso porque alguns deles são produzidos em materiais plásticos e possuem bisfenol-A ou BPA, que é tóxico para o bebê Uma das formas de evitar essa contaminação, também pode ser procurar por recipientes que evidenciam que são “livres de BPA”. 

Portanto, as mamadeiras devem ser trocadas mediante o desgaste ou danos nesse utensílio.

De quanto em quanto tempo trocar o bico da mamadeira?

Os bicos das mamadeiras, entretanto, requerem um pouco mais de atenção. Eles devem ser trocados mediante as instruções de cada fabricante, podendo variar entre alguns meses, até um ano.

As instruções de troca, em geral, se encontram na embalagem ou nas instruções de uso do produto. O bico pode acumular sujeiras ou facilitar a passagem de microrganismo para o recipiente, principalmente quando ele está mais velho.

Além disso, o bico da mamadeira não deve ser alterado de nenhuma forma, mesmo que seja com o intuito de facilitar o processo de alimentação. Em depoimento ao Correio Braziliense, a professora Zelita Ferreira Guedes, do Departamento de Fonoaudiologia da Escola Paulista de Medicina, diz que “O bico jamais deve ser cortado ou alargado. Para verificar se está tudo certo, vire o utensílio de cabeça para baixo e observe se o leite apenas goteja. Ele não deve jorrar”.

Isso, além de evitar a contaminação do alimento, evita que a criança se engasgue.

De quanto em quanto tempo trocar as talheres do bebê?

Os talheres infantis, por sua vez, são semelhantes às mamadeiras e devem ser trocados mediante danos ou desgastes. Eles são excelentes aliados para o desenvolvimento do bebê e sua independência na alimentação.

De quanto em quanto tempo trocar a escova de higienização de mamadeiras?

As escovas de mamadeiras, por sua vez, se desgastam com mais facilidade, de maneira que podem acabar perdendo suas cerdas de limpeza. Além disso, itens de limpeza também tendem a acumular sujeira com o tempo e, por isso, além da higienização deles, a sua troca é recomendada.

De modo geral, é recomendado que a escova para mamadeira seja trocada a cada 30 ou 45 dias, ou quando notar o desgaste das cerdas.

Isso porque esse é um importante item para uma higienização adequada da mamadeira, logo deve estar sempre em boas condições.

Além da troca é importante também se atentar às questões de higienização de todos esses utensílios. Isso porque, assim como a troca, cada um deles tem a forma correta de ser higienizado.

Como higienizar corretamente a mamadeira, os talheres e a escova de mamadeira?

De modo geral, esses itens devem ser limpos com água e sabão. No caso da mamadeira, o uso da escova é indispensável para alcançar e higienizar a parte interna desse utensílio.

O uso de buchas pode ser indicado para a escova e os talheres. Alguns desses itens também podem ser fervidos, de forma complementar à primeira higienização, para uma limpeza mais completa. Entretanto, nos casos de fervura, é importante se atentar às orientações de uso de cada um desses utensílios.

Todos esses itens devem ser lavados ao fim de cada uso, para evitar o acúmulo de sujeiras.

É importante evitar também alguns hábitos que podem prejudicar a higienização adequada desses itens, como:

  • O uso de panos e toalhas para secar esses objetos, pois podem contaminar ou deixar fiapos
  • Guardar os objetos ainda úmidos, pois isso favorece o acúmulo de microrganismos
  • Usar produtos fortes de limpeza, como sabão em pó, pois eles podem se acumular no recipiente
  • Não limpar ao fim de cada uso, o que favorece que a sujeira se acumule e grude no recipiente.

Todos esses produtos e mais dicas você pode encontrar na Baby Central!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *